terça-feira, 8 de novembro de 2016

vereadores utilizam á tribuna para cobrar soluções do poder publico

            Os vereadores utilizaram a palavra durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (25), para comentar as enchentes que atingiram vários bairros de São José dos Pinhais na última semana. Além de cobrarem soluções do poder público, também pediram maior conscientização ambiental da população.
            O vereador Gilberto Mello abriu o tema falando especificamente do bairro São Marcos. Segundo ele, é necessária a realização de uma limpeza no canal extravasor da região e troca de manilhas. “A última limpeza foi feita há quatro anos, mas é preciso que seja, no mínimo, a cada dois anos, se não a comunidade sofrerá com as chuvas de verão que estão por vir”, disse. O vereador Onildo, que também atua no São Marcos, concordou com o posicionamento de Gilberto e afirmou que o problema já se arrasta há 20 anos. “O canal extravasor melhorou a situação, mas não resolveu as enchentes de modo definitivo”, explicou.
            O vereador Professor Abelino lembrou que indenizações devidas a moradores das margens do Rio Itaqui, no bairro Guatupê, por conta de enchentes constantes ainda não foram pagas pela prefeitura, o que prejudica ainda mais a situação no local. Para Tadeu Camargo, o nível elevado de chuva prejudicou muitas pessoas, no entanto, a prevenção poderia ter sido realizada através de obras e da conscientização da população para que não jogue lixo nas ruas e rios.
            Ainda sobre educação ambiental e participação da comunidade na prevenção às enchentes, os vereadores Professor Marcelo e Carlos Machado acreditam que grandes obras e a especulação imobiliária pioram o problema. “o asfaltamento excessivo e a impermeabilização do solo dificultam a vazão da água para o solo”, disse Marcelo. “Todos somos responsáveis por esta agressão brutal à natureza. A população joga lixo pelas ruas, não protege as matas ciliares e isso, combinado ao alto volume de chuva, é o que causa as enchentes. Temos 99% de coleta de lixo na cidade e a comunidade deve descartar seu lixo corretamente”, finalizou Carlos.

Inscrições para rematrículas rede Pública de Ensino

A partir desta semana, a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais abre inscrições para as rematrículas das crianças da Rede Pública de Ensino. Para as crianças que já estudam nas Unidades Públicas do Município, a direção das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão encaminhando na agenda dos alunos o aviso para os pais, com as informações necessárias. Na próxima quinta e sexta-feira serão realizadas as matrículas.
“Para a rematrícula os pais dos alunos receberam recado pela própria Unidade de Ensino em que a criança está matriculada, que acontecem no dia 7, 8 e 9 de novembro.  Quanto as matrículas, serão realizadas nos dias 10 e 11 desta semana para as crianças nascidas em 2011, que têm direito a ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental e para as nascidas em 2012 e 2013 às vagas em CMEIs no Infantil 4 e pré. É importante que os pais e responsáveis procurem o CMEI ou Escola Municipal  mais próximo à sua residência”, disse Marinês Andriguetto da Rocha, responsável pela Divisão de Documentação Escolar.
Para a matrícula, são necessárias os seguintes documentos:
Cópia da Certidão de Nascimento;
Cópia do RG da mãe, pai ou responsável pela criança;
Cópia do documento de guarda da criança (quando houver);
Cópia da Carteira de Vacinação (parte onde consta dados da criança e os registros de vacina);
Cópia da fatura (conta) de luz atualizada e no nome da mãe, pai ou responsável;
Cópia de outro comprovante de endereço (fatura de telefone, loja, etc) no nome da mãe, pai ou responsável.