quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Guarda Municipal e Policia Civil cumprem mandados de prisão em São José dos Pinhais

Guarda Municipal e Polícia Civil cumprem mandados de prisão contra quadrilha especializada que agia em São José dos Pinhais

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 16:09 

semuseg_foto_silvio_ramos (2)
As investigações tiveram início através de denúncias que chegaram ao setor de inteligência da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (Foto: Divulgação/PMSJP)
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GMSJP ), participou na manhã desta terça-feira (8), de uma operação em conjunto com a Policia Civil do Paraná para o cumprimento de 15 mandados de prisão contra uma quadrilha que invadia e expulsava famílias em ocupações irregulares na região nas imediações do Rio Iguaçu, no bairro Independência, em São José dos Pinhais, na divisa com Curitiba. Foram apreendidas seis armas, além de drogas e munições. Uma motocicleta e um veículo, ambos com alerta de roubo, foram recuperados. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido.
As investigações tiveram início através de denúncias que chegaram ao setor de inteligência da Guarda Municipal de São José dos Pinhais que, em conjunto com a 1ª Delegacia Regional de São José dos Pinhais, começaram a levantar os fatos e buscando as informações em loco, e identificaram quais os crimes que estavam sendo cometidos dentro do Jardim Independência.
“A partir daí começou a se formatar a operação que finalizou hoje. Foram mais de três meses de investigação e acompanhamento, com as nossas equipes operacionais da Guarda Municipal trabalhando em forma conjunta com a Polícia Civil. A operação foi exemplo de cooperação entre as forças policiais. Quando os poderes se unem a população só ganha com o resultado da ação, por isso a importância da denúncia. Foi uma ação positiva que serve de exemplo para todo o Estado”, destaca o Secretário Municipal de Segurança Pública, Adriano Mühlstedt.
Investigações 
A investigação foi conduzida pelo delegado Michel Teixeira de Carvalho, da Delegacia da Polícia Civil de São José dos Pinhais e começou há cerca de três meses, após uma série de registros de boletins de ocorrência por roubo, furto, extorsão, esbulho possessório (quando a propriedade é invadida) e homicídios. “Ao longo do trabalho de investigação identificamos os integrantes desta quadrilha. Eles agem com extrema violência causando pânico e medo aos moradores do Jardim Independência. Esta operação é uma limpeza no bairro”, disse o delegado. Após a ação policial, os moradores do bairro aplaudiram os policiais.
Durante a investigação, as vítimas relataram o modus operandi da organização criminosa. Os criminosos expulsavam os moradores das casas e os obrigavam até a transferir veículos para a quadrilha. Caso a ordem fosse desobedecida, eles ameaçavam colocar fogo na residência e até mesmo matar os familiares. “Era comum estas pessoas andarem armadas pelo meio da rua intimidando os moradores”, comentou o delegado.
A polícia suspeita que a quadrilha seja responsável por pelo menos 10 homicídios, todos no bairro Jardim Independência. Além disso, eles eram responsáveis por pequenos roubos e furtos. Por algumas vezes, a quadrilha avistava o caminhão de mercadorias descarregar a carga nos mercados do bairro e depois realizava o roubo, levando o dinheiro e produtos.
Parceria
Renan Alves, coordenador da Guarda Municipal (GM)de São José dos Pinhais, falou que nove equipes participaram da ação. “A GM sempre atua em parceria com a Polícia Civil, inclusive com serviços de inteligência. Esta operação foi muito importante tanto para a cidade, como para a população que reside na região. Esperamos que com essas prisões os comerciantes tenham mais liberdade na sua comunidade”, ressaltou Alves.
A operação, batizada como Libertas, que significa liberdade em latim, reuniu cerca de 60 policiais. Além do Grupo de Operações Aéreas (GOA), dos policiais civis da Delegacia da cidade e da Guarda Municipal, participaram ainda policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), do Canil da Divisão de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia da Mulher e do Adolescente Infrator.

semuseg_foto_silvio_ramos (11)
(Foto: Divulgação/PMSJP)
Quinze pessoas foram presas durante a Operação Libertas, deflagrada nesta terça-feira (8) pela Polícia Civil em conjunto com a Guarda Municipal, no bairro Jardim Independência, em São José dos Pinhais